Falando com a Sommelier: Giovana D'Ippolito

12:27



O inverno chegou e com ele uma dica é curtir o friozinho tomando um belo de um vinho.
Mas o que é UM BELO DE UM VINHO? Como escolher? O que devemos fazer?
Estas e outras perguntas foram feitas para a Giovana que é publicitária de formação, sommelier de coração e minha amiga há mais de 10 anos.




A Gi, fala de vinhos com o coração e sabe apreciar o que há de melhor, e lógico, gosta de compartilhar com as amigas, para não fazer feio, quando encontrar o Crush. rsrsrs

Branco, Tinto, Frisante, Cabernet Sauvignon, Bordeaux, Tanino, Terrier, Frutado, Amadeirado, Mentolado...Nossa! O mundo dos vinhos tem um vocabulário próprio. Palavras criadas por especialistas (fabricantes, enólogos e sommeliers) e que, para nós, simples mortais que só queremos uma boa bebida, parecem existir apenas para nos fazer sentir como se esse mundo não nos pertencesse.

Todo o ritual em torno do vinho, acaba parecendo "Frescurinha" como diriam os mais simplistas e mais do que isso, tem intimidado quem não se sente à vontade com tudo isso.


Então, para sanar estas duvidas fiz algumas perguntas para a Gi, assim será possível abrir uma janelinha para conhecermos o quão especial é o vinho que vai beber hoje a noite! VAMOS LÁ?


Passa Blush que Passa -  Uma breve apresentação da Giovana
Giovana D'Ippolito Araújo -  30 anos de idade, publicitária e Sommelier formada pelo Senac, hoje sou executiva regional de uma associação, trabalho com atendimento e organizo muitos eventos com vinhos, sendo assim consigo unir minhas duas formações.

PBQP - Qual a diferença entre: Um enólogo, Sommelier e Enófilo
Giovana - 
Enólogo: É nele que tudo começa, pois ele é o profissional que é responsável por todas as decisões, sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Além disso, também participa do processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Ele é um especialista, normalmente é formado em Agronomia com especialização na área.   
Enófilo: É o apreciador de vinho e suas peculiaridades. Busca o conhecimento do vinho e de tudo o que envolve. Porém, não necessariamente possui formação na área. Somos todos nós que gostamos de vinhos, fazemos anotações sobre exemplares que degustamos, quando frequentamos confrarias ou encontros de vinhos, mas não são profissionais que estão envolvidos em sua elaboração.
Sommelier: Por fim o sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Geralmente, são responsáveis por todo o processo que envolva a bebida, desde a compra e o recebimento das mercadorias até a elaboração da carta (Menu de vinhos). Possuem um conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas.

PBQP - O que devemos saber primeiro antes de consumir um bom vinho?
Giovana - Antes de mais nada é importante saber qual o cardápio do dia para fazer a escolha do melhor vinho para cada ocasião a harmonização é indispensável para sentir a real característica do vinho

PBQP - Para ser bom precisa ser caro? E porque existe vinho tão mais caro que o outro?
Giovana - Não necessariamente! existem vinhos baratos e honestos (honesto é uma palavra bastante utilizada no vocabulário Sommelier e significa um vinho que cumpre o seu papel, sem mais nem menos). Mas claro, que temos vinhos caros com características mais sofisticadas, por isso é importante na hora de comprar saber qual é a nossa necessidade para aquele momento.

"Se gastamos 20 reais, queremos sentir leveza, harmonia, equilíbrio. Se gastamos cem, queremos elegância e complexidade"

PBQP - O vinho realmente precisa ser antigo para ser bom? É possível tomar um vinho cuja a safra não seja tão antiga e ser tão bom quanto?
Giovana - Sim, na verdade ambos são bons, porém cada um com a sua característica e história. Existem vinho de guarda que se encaixam na regra " Quanto mais velho melhor". Seria um vinho com tempo de envelhecimento e processos diferenciados, e devido todo este cuidado e historia, tornam os vinhos especiais. Existem também vinhos para consumo rápido os quais costumam ser mais leves e fáceis de beber e que também são considerados muito bons. O importante é ressaltar que existem safras consideradas especiais em países e solos variados que devem ser vistos com um 
diferencial.

PBQP - Qual o vinho mais versátil? Aquele que combina com tudo?
Giovana - No vocabulário dos vinhos existe o termo vinho coringa, são vinhos fáceis de beber e harmoniosos, quando não sabemos o cardápio recomenda-se um vinho coringa. Uma uva coringa é o Cabernet Sauvignon e o Chardonnay. Algumas marcas são  Santa Helena, Santa Carolina, Reservado e travessia.

PBQP - Dê exemplos de vinhos de até 35 reais e que são bons?

























PBQP - É verdade que chocolate não harmoniza com vinho?
Giovana -  Mentira, existem muitos vinhos de sobremesa que levam o nome de colheita tardia e que harmonizam com muitas sobremesas inclusive chocolate.



Nota: Vinhos de sobremesa
Você já viu esse termo, já conhece esses vinhos? Se já conhece, provavelmente gosta. Se não conhece, precisa conhecer. Colheita tardia é um termo que significa que as uvas foram deixadas na videira mais que o normal, e mais que o necessário para a produção de vinhos “comuns”. O tempo extra de amadurecimento das uvas pode levar semanas. E, se por um lado concentra o açúcar da fruta, por outro, aumenta significativamente o risco de podridão e exposição às chuvas e às aves. Durante esse tempo, o fungo Botrytis Cinerea ataca as uvas, perfurando sua pele. Os bagos exalam água e murcham, atingindo níveis de concentração extrema. Naturalmente desidratadas, as uvas produzem um estilo de vinho com alto teor alcoólico, com alto nível de açúcar residual, ou com os dois. As castas mais comuns em vinhos de colheita tardia são Riesling, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Sémillon. Essas uvas, colhidas tardiamente, têm a capacidade de desenvolver elevados níveis de açúcar e, ao mesmo tempo, manter a sua acidez. É por isso que os vinhos de colheita tardia podem ser incrivelmente doces, sem serem enjoativos. E é também a acidez que ajuda esses vinhos a envelhecerem com elegância. A lenda dos vinhos de colheita tardia conta que o dono de um château francês orientou seus funcionários a não realizarem a colheita, enquanto ele não retornasse de uma viagem. Quando ele finalmente retornou, as uvas já tinham sido atingidas pela podridão nobre, mas, mesmo apesar da aparência desagradável, foram colhidas. O vinho que elas produziram mostrou-se tão requintado que, a partir daí, esse produtor passou a colher as uvas somente nessa condição. Segundo a lenda, esse produtor era da região de Sauternes, que ficou conhecida pelos maravilhosos vinhos de sobremesa. Experimente um desses maravilhosos vinhos, gelados, durante um aperitivo com queijos azuis como gorgonzola e roquefort, durante a sobremesa, com um belo pudim, ou simplesmente “harmonizado” com um livro, com um filme, ou com uma boa companhia!

PBQP - O vinho deve ser armazenado deitado?
Giovana -  Sempre foi falado que armazenar o vinho deitado é importante, pois mantem a rolha umedecida, impedindo que ela resseque, conservando suas qualidades, especialmente no que diz respeito à minima entrada de oxigênio que favorece o bom envelhecimento do liquido. Porém existem estudos e pesquisas que alegam que não faz diferença, mas para os tradicionais amantes de vinhos o ritual de armazenamento na horizontal torna a arte do vinho ainda mais interessante.

PBQP - Quais os benefícios do vinho?
Giovana - Muitos são os benefícios que o vinho traz para a saúde, porém os benefícios comprovados cientificamente são:
-Vinho melhora a saúde  do coração
-Consumo moderado de vinho tinto e suco de uva esta ligado a um menor risco de diabetes
-Consumir vinho pode reduzir sintomas de Alzheimer e demência
-Vinho pode reduzir sintomas de depressão
-Consumir vinho pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos
-Vinho para uma vida longa

PBQP - É verdade que o vinho rejuvenesce?
Giovana - Sim, existe um componente de peso presente em todos os tipos de uvas, em especial nas de cascas vermelhas, é o resvetarol, este item tem propriedades medicinais incríveis, atestando o poder do vinho para rejuvenescer. O polifenol resveratrol, responsável por inúmeras tarefas no organismo, uma vez que estimula a produção de uma substancia chamada SIRT1, que auxilia e acelera a produção e renovação celular. Portanto cosméticos a base de vinhos são excelentes para a pele.

PBQP - É verdade que o vinho causa perda de memória?
Giovana - Não pelo contrario, pesquisas afirmam que existem substancias no vinho que ajudam a prevenção de perda de memoria.


Espero que vocês tenham gostado desta entrevista enriquecedora e que  harmonize  com o seu jantar desta noite!!!

Passem blush e tomem vinho.

Beijos,
Thamires

You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Redes Sociais

Postagem em destaque

As Top das Tops - Séries da Netflix

Quem inventou o amor...me diga por favor?  Quem inventou a Netflix...me diga por favoooooooooooooooor? Alias nem precisa, contato que e...